Reflexão natalícia

Caros(as) Amigos(as)

O Natal está aí à porta…

E como tal, a par dos desejos e votos de um excelente Natal, aquilo que vos proponho é uma pequena reflexão, mesmo a calhar nesta época tão especial de partilha, compaixão, solidariedade e amor pelo próximo…

As palavras não são minhas, mas pela sua magnificiência e acertividade, não posso deixar de partilhar com todos vós…

O segredo da biologia é a diversidade e a selecção. Mas quando se fala de selecção as pessoas pensam logo numa selecção competitiva. A competição só existe entre indivíduos que são substituíveis. Sendo substituíveis, são mais ou menos idênticos em natureza. A biologia também nos ensina que isto nunca traz nada de novo. E também nos ensina que as grandes transições evolutivas – que passam de formas de vida a outras diferentes, mais interessantes – foram sempre por cooperação entre diferentes. Nunca foram por competição entre iguais. Essas noções estão muito pouco presentes na sociedade moderna.

Por: António Coutinho – Director do Instituto Gulbenkian para a Ciência.

É um excelente mote para uma reflexão profunda acerca do nosso papel na sociedade contemporânea, bem como o enquadramento das nossas relações inter-subjectivas e um irrefutável convite à nossa participação cívica…

Votos de um óptimo Natal a todos, e de um 2008 repleto de êxitos pessoais… 

Deixe um comentário